SOBRE O POEMA "A SOMBRA DO PORTÃO"

Foi inspirado na foto abaixo, de autoria do fotógrafo Marcos Rogério Meneghessi :



A foto e o poema por ela inspirado fizeram parte da Exposição Foto-literária na Pinacoteca Municipal de Itanhaém, em 2018. A foto original era em branco e preto. O poema foi impresso sobre a foto e exposto na pinacoteca. Para participar do evento cada poeta recebeu uma foto diferente que, por regra, usaria para criar o respectivo poema.


No poema há um jogo de imagens, no qual o portão ganha vida e, mesmo construído para demarcar e separar, assombra-se com a propensão humana de criar todo tipo de "portões" entre uns e outros, impondo-se barreiras artificiais e preconceitos tolos por causa de cor, raça, sexo, nacionalidade, riqueza etc. O próprio título soa como "Assombrado portão". O portão é branco e sua inseparável sombra é negra, apontando as muitas conexões indissolúveis, embora nem sempre evidentes, que não imaginamos ou não queremos imaginar existirem entre todos os seres vivos.


Em 2019, o poema foi exposto na exposição "Foto-literária da Academia Itanhaense de Letras e do Coletivo de Fotógrafos de Itanhaém", no Espaço Heróis de 32, na Assembleia Legislativa de São Paulo, na capital do Estado de São Paulo.



O autor da foto, Marcos Rogério Meneghessi, e o autor do Poema "A sombra do portão", Jhorge Braga, na Assembleia Legislativa de São Paulo, em 26 de outubro de 2019.



O autor, membro da Academia Itanhaense de Letras, na Exposição "Foto-Literária da Academia Itanhaense de Letras e do Coletivo de Fotógrafos de Itanhaém", em 26 de outubro de 2019.

Comment